quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Psicobloc em Salto de Pirapora

Psicobloc, ou Deep Water Soloing, escala e cai na água....

Essa é uma modalidade de escalada que eu não praticava desde a minha época de boas idas ao Cipó. Convidado pelo Victor Messias para comparecer a um pico propício para a prática da modalidade, rumei, no dia 20/11, para Salto de Pirapora (próximo de Sorocaba, mais ou menos uma hora e meia de Campinas). 



Domingo com muito sol e acompanhado de uns 20 escaladores a tarde de domingo foi proveitosa para matar a saudade desse tipo de escalada. 

Chegando lá, após o susto de nos depararmos com inúmeros carros e caminhões decorrentes de um encontro religioso que estava acontecendo nas redondezas, nos deparamos com um enorme fosso de água azul/verde ladeado por paredes de vários tamanhos diferentes. A imagem foi de cair o queixo de todos. 



Não demorou muito para acabarmos com o estoque de bóias que o tiozinho da barraca que fica ao lado do lago tinha para locar. Sim, ao lado do lago tem uma barraquinha que aluga bóias (aquelas de câmara de pneu de caminhão que a farofada usa na praia) pelo preço de 2 Reais o dia todo e, para os mais acomodados, ele vende churrasquinho(filé miau) por R$ 1,50 e cervejinha gelada!

Vinte bóias locadas e vinte bóias na água! Ai só restou ao pessoal se divertir não linhas o dia todo. Existem paredes de todos os tamanhos e vias de todas as graduações. Os negativos são poucos. Mas, a diversão é garantida.



Bom, aqui vão algumas dicas para o povo que futuramente irá frequentar o lugar.

1. O melhor horário para chegar é de manhã, assim a farofada (que também frequenta o lugar) não esgota o estoque de bóias que estão para serem locadas.
2. Chegar cedo pelo fato de que de manhã o sol bate na maioria dos melhores setores. Por ser muito frio o lugar, escalar sem sol é bem tenso. 
3. O local é uma pedreira desativada, logo, há grande risco de pedras se soltarem da parede. Tome muito cuidado.
4. Procure escalar nos setores opostos aos que ficam as pessoas. O povo não esta acostumado com os escaladores e jogam pedra de lá de cima pelo simples fato de jogar. 
5. Não mergulhe de cabeça! A não ser que seja saltador profissional. 
6. Verifique o lugar onde ocorrerá a aterrissagem, embora a maioria do lugar a profundidade ultrapasse os 10 metros. 
7. Escale sempre com alguém por perto.
8. Não se empolgue na cerveja para depois se arriscar nas vias.
9. Protetor solar.
10. Divirta-se.

Valeu galera que compareceu esse domingo!!! Sempre bom viajar com um povo pilhado para escalar!!!
Pretendo voltar lá no dia 4 de dezembro. Quem se habilita? 




Até lá,

João Ricardo

7 comentários:

  1. nadei mto nesta preira qqndo moleque hj so sdd

    ResponderExcluir
  2. poderia explicar como chegar?
    eu@racfilho.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como se faz para chegar.
    du_aliced@hotmail.com

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Curti muito o lugar gostaria de saber como que chega lá e qdo for se quiser me convidar fique a vontade, tbm tenho alguns amigos que escalam cmg que curtiram.
    tuca_@hotmail.com

    abç

    ResponderExcluir