domingo, 29 de janeiro de 2012

Russão conta sobre sua climb trip argentina!

Renato Russo, ou Russão, escalador de São Carlos, recentemente fez sua primeira viagem à Argentina e nos conta um bocado sobre como foram as coisas por lá!
Ele comenta sobre as comodidades do pico, mulheres, cerveja, muitaaaa escalada e os planos de 2012!



1- CT Ferragut: Russo fala um pouco sobre a viagem. Quais lugares você conheceu na Argentina e quantos dias ficou por lá.
Eu e o Greg viajamos dia 2 de janeiro pra Sao Carlos de Bariloche para escalar como objetivo principal. Logicamente que conhecer outro país com seus atrativos e conhecer uma galera diferente tambem estava nos planos!! Ficamos lá 18 dias e foi demais!!
Foi uma puta experiência pra nós. Bariloche é uma cidade muito linda e no verao o sol eh forte e tem luz das 6:00 as 22:00h. Demais isso!!
Tudo lá é muito fácil de encontrar. Ficamos na Pousada San Francisco. Recomendo porque alem de barata (20 reais por dia) estava no centro da cidade.
E a galera que frequenta eh tudo mochileiro do mundo todo! Legal demais!
Informações e guias de escalada podem ser encontradas no Clube Andino (1 quarteirao pra baixo da pousada). O pessoal lá é super prestativo. Os argentinos são muito gente boa! 
Escalamos quase todos os dias em lugares diferentes. Tem muita coisa lá de trad a esportiva. O guia de escalada "Bariloche Vertical" é fundamental pra encontrar os setores e as linhas. A rocha é vulcânica e em cada lugar é uma formaçao diferente. Muita coisa negativa!!


2- Foi difícil aclimatar com as escaladas de um outro país? A graduação corresponde com a do Brasil?
A escalada lá é diferente. De prima você acha que o grau la é mais forte e não rola fazer conversao de grau frances pra grau brasileiro. Com o tempo voce se acostuma com movimentaçoes diferentes e o grau se torna mais próximo do que rola no Brasil.
Todas as vias sao muito bem protegidas e variam de 9 a 25 m.
Levamos uma semana pra nos aclimatarmos... depois fluiu melhor a escalada e as cadenas.


3- O planejamento da viagem foi muito complicado? 
Foi tranquilo! Já chegamos lá sabendo da pousada por indicação do Felipe da 4Climb. E se pensarmos nos setores de escalada, a maioria fica num raio de 20 km e da pra ir de ônibus pra todos eles com caminhadas entre paisagens incríveis!
Rola muita carona também! Argentino é gente boa!!
4- Nos sabemos que viagens desse quilate não tem preço. Mas, qual foi a escalada que pagou a ida para Argentina?
Cara... a gente queria ir pro Vale Encantado mas as cinzas do vulcão chileno  Puyehue se depositou como areia de praia no lugar todo e nao rola ir pra lá.
Como ficamos só na pegada das esportivas, pra mim o melhor lugar foi a Parede Blanca! Muito negativa com vias de 6a+ a 8c de alta qualidade e exigentes na movimentação! Recomendo tranquilamente!
5- Todos os brasileiros que vão para o país dos hermanos falam que a farra lá é muito boa. Você tá de acordo ou discorda? Cerveja, mulher, churrasco e escalada é melhor no Brasil mesmo? 
A balada lá é muito boa!! O povo curte beber e fumar! Apesar de tocarem e cantarem Michel Teló todos os dias vale a pena sair pra tomar cervejas artesanais e trocar ideia com a galera! Rola muito Rock tambem!! haha!
E as brasileiras sao melhores com certeza!


6- Quais os betas que você pode oferecer para os escaladores que pretendem conhecer a região?
Comprem o guia (fundamental)
Dinheiro voce saca direto da sua conta corrente na maioria dos bancos de lá e vale a pena!
Tente pegar betas com a galera local que encontrar escalando. Você evita de ficar fritando numa via!
O verão lá é muito bom pra escalar esportivas.
As lojas de climb de lá sao caras... leve o seu equipo.
7- Tem planos para voltar mais vezes à Argentina?
Janeiro de 2013 quero resolver muitos projetos que deixei por lá!


8- Agora, em 2012, o Russo tá mais velho e experiente, quanto a isso todo mundo já sabe. E quais são os planos escalatrísticos para escalada nesse ano?
Quero ver se consigo melhorar meus treinos! Sinto falta disso na pedra!
9- Manda um "Ahu!" para a galera do CT!
Valew galera!! Boas escaladas pra todos!
Ahu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário